Definição e conceitos

 

Pewter é a palavra em inglês se refere à uma liga de metais cujo componente principal é o estanho. Em uso constante desde épocas remotas, a liga era composta originalmente de estanho e chumbo, com aditivos selecionados. No século XVIII o componente chumbo foi percebido como nocivo, levando os fabricantes de Pewter a reduzirem o mesmo da liga. Atualmente trabalhamos uma liga da qual o chumbo é totalmente excluído, sendo substituído pelos metais cobre e antimônio. O primeiro dá resistência e o segundo reforça sua dureza.

 

A cor natural do estanho é brilhante como a prata, com a vantagem de não exigir a limpeza e polimento constantes desta. Observa-se que a cor escura tradicionalmente associada nada mais é do que o fruto de um processo longo de oxidação, suscetível de ser acelerado mediante tratamento especial para quem preferir o acabamento escuro.

 

O estanho em si é originário do minério cassiterita, encontrado em leitos de rios e barrancos. Até 1985 São João Del Rei era o centro da mineração de estanho no Brasil. Hoje já existem jazidas grandes no Norte que façam do país o maior produtor no mundo. Os preços de estanho são cotados na Bolsa de Metais de Londres.

 

A história da industria do estanho no Brasil  

 

O artesanato, ou a industria de estanho no Brasil existiu no período colonial, quando ourives e prateiros, oriundos da Europa, precisavam ganhar as suas vidas. Sendo que as matérias primas destes ofícios era confiscado pela coroa portuguesa, os artesãos usavam o material mais próximo e disponível para fazer os seus trabalhos.

 

Como o Brasil é um país jovem e sempre na vanguarda da moda, quando a porcelana foi introduzida nas mesas européias, logo chegou ao Brasil. Isto fez com que a industria de peças utilitárias e decorativas de estanho, caísse em desuso. Alem do mais os artesãos já tinham acesso a sua matéria prima.